segunda-feira, 22 de abril de 2019

‘Toffoli e Moraes deveriam renunciar não só ao inquérito como aos próprios cargos’, diz Gabeira


Imagem: Produção Ilustrativa / Folha Política
O jornalista Fernando Gabeira, em artigo publicado no jornal O Globo, nota a gravidade no ato do presidente do Supremo Tribunal Federal e mais um ministro instaurarem e manterem um inquérito que não faz parte de suas atribuições. Para o jornalista, o Supremo “fragilizou o jogo democrático” e os dois ministros envolvidos no inquérito deveriam renunciar a seus cargos. 

Ouça: 


Leia um trecho do texto de Fernando Gabeira: 

O Supremo pulou a cerca. Fragilizou o jogo democrático. O aspecto positivo de tudo isso foi a demonstração de um apoio amplo à liberdade de expressão. Não só, como no passado, uma defesa do trabalho jornalístico.
Nos dias atuais, como todos têm a possibilidade de se expressar, a liberdade de expressão é sentida mais diretamente como um direito pessoal não apenas de receber notícias, mas de opinar.
Quando ministros do Supremo se transformam num guarda de esquina nem sempre cuidadoso com os ritos democráticos, é sinal de que entramos numa fase perigosa, e isso precisa ser tratado com seriedade.
Toffoli e Moraes deveriam renunciar não só ao inquérito como aos próprios cargos. Certamente não farão isso, mas serão apenas mais dois fantasmas numa cidade onde já circulam tantos outros.
Unidos podem tentar transformar o país num grande fantasma do passado, um lugar das carteiradas, do sabe com quem está falando, do prendo e mando prender, do comigo ninguém pode, do cala a boca que sou autoridade. É difícil dizer para grandes juristas que estão delirando. Espero que a realidade dos fatos cumpra esse papel. De preferência, o mais rápido possível. 
Leia também: 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...