![]() |
Imagem: Produção Ilustrativa / Folha Política |
A CPI do BNDES aprovou hoje a convocação dos ex-ministros da Fazenda Antonio Palocci e Guido Mantega e dos ex-presidentes do banco Luciano Coutinho, Carlos Lessa e Demian Fiocca. Os requerimentos foram aprovados por unanimidade.
A CPI investiga se houve irregularidades em atos praticados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) entre os anos de 2003 e 2015. O colegiado vai investigar se o banco privilegiou um grupo de empresas nos investimentos.
Ouça:
Uma mudança no estatuto social do BNDES permitiu que a entidade financiasse a aquisição de ativos e investimentos realizados por empresas brasileiras no exterior, desde que contribuíssem para o desenvolvimento econômico e social do País.
Leia também:
Segundo o presidente do colegiado, deputado Vanderlei Macris, essas operações envolveram bilhões de dólares e nunca foram esclarecidas. "São contratos internacionais feitos com Cuba, Venezuela e vários países africanos e que não foram muito bem explicados”, alertou.
O presidente da CPI avalia que esses empréstimos internacionais foram feitos quando o próprio Brasil precisava de recursos para promover economicamente o seu desenvolvimento. “Nós tivemos esses recursos desviados e os contratos foram considerados sigilosos pelo governo. Ninguém teve acesso", criticou.
Veja também: