sábado, 27 de outubro de 2018

Gleisi Hoffmann publica pesquisa falsa para simular apoio a Haddad


Imagem: Produção Ilustrativa / Folha Política
A senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, publicou em suas redes sociais uma pesquisa falsa que mostra o candidato petista liderando as intenções de voto em várias capitais. 

Veja o post: 



O post foi publicado na manhã deste sábado. A suposta pesquisa foi desmentida ontem pelas jornalistas Adriane Schultz e Clara Velasco, do  portal G1. 

Leia abaixo a matéria do G1: 

Circula nas redes sociais uma imagem que mostra os números de uma pesquisa Datafolha para presidente nas principais capitais. A pesquisa, porém, não existe, e os números são #FAKE.
A imagem falsa aponta intenção de voto para presidente em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre.
Segundo o Datafolha, pesquisas de intenção de voto para presidente com resultados por capital foram realizadas apenas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Ainda assim, os números que aparecem no gráfico que circula nas redes são falsos.
Ainda de acordo com o Datafolha, Porto Alegre e Salvador não foram cidades contempladas. Foram realizadas entrevistas nas duas cidades, mas como parte da amostra nacional e por região do Brasil.
Desde o começo do segundo turno, foram realizadas duas pesquisas para presidente nas capitais.

Leia também: 
Ministro dá andamento a ação de Bolsonaro que pede ao TSE para declarar Haddad inelegível


Pesquisa Datafolha de 25 de outubro
Na imagem falsa, Fernando Haddad (PT) tem 52% dos votos válidos contra 48% de Jair Bolsonaro (PSL) em São Paulo. A última pesquisa Datafolha, que foi divulgada nesta quinta (25), aponta que os verdadeiros percentuais são 54% para Jair Bolsonaro e 46% para Fernando Haddad.
No Rio, os números verdadeiros são 61% para Bolsonaro e 39% para Haddad, e não 57% e 43%, respectivamente, como aparece na pesquisa falsa.
Já em Belo Horizonte, a imagem falsa aponta 55% para Haddad e 45% para Bolsonaro. A verdadeira pesquisa Datafolha mostra que os percentuais são de 40% para Haddad e 60% para Bolsonaro.

Pesquisa Datafolha de 18 de outubro
Os números do gráfico falso também não batem com a pesquisa Datafolha divulgada no dia 18 de outubro.
Em São Paulo, a pesquisa Datafolha indica 58% para Bolsonaro e 42% para Haddad. No Rio de Janeiro, os percentuais são de 65% para Bolsonaro e 35% para Haddad. Já em Belo Horizonte, Bolsonaro fica com 68% e Haddad com 32%.

Veja também: 






Correio do Poder
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...